Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco
Grupo defensor do ex-presidente Lula (PT) assiste ao julgamento em ato político no pátio da Câmara
No Recife, as movimentações a favor de Lula começaram as 14h desta quarta-feira (4). No pátio da Câmara dos Vereadores, na área central da Capital, foi montado um telão para a exibir o julgamento. No momento, militantes e políticos acompanham a decisão do STF. Entre eles, Carlos Veras (presidente da CUT), Bruno Ribeiro (presidente estadual do PT), o ex-prefeito João Paulo (PT) e a deputada estadual Teresa Leitão (PT).
O ex-presidente chegou a ser condenado em segunda instância e o julgamento do habeas corpus no STF tornou-se a sua última chance para garantir o direito de continuar recorrendo em liberdade as instâncias superiores contra a sua condenação por lavagem de dinheiro e corrupção. Apesar disso, segundo Carlos Veras, os petistas têm se mantido otimistas e não esperam que Lula tenha o habeas corpus negado.
Para o presidente estadual do PT, o tom político do julgamento é um ponto preocupante. "Hoje não tá sendo julgado um habeas corpus apenas impetrado pelo ex-presidente Lula, está se julgando a vigência da Constituição brasileira", pontuou.
Apesar do desgaste interno na legenda - que acabou resultando em seu pedido de afastamento das atividades partidárias - o ex-prefeito João Paulo também participa do ato em defesa do ex-presidente. Para ele, o impacto eleitoral da situação pode ser visto com mais clareza "depois do julgamento". "Mas até agora todas as pesquisas indicam uma simpatia muito grande do PT e de Lula em todo o Brasil, principalmente em Pernambuco e no Nordeste", disse.
Fonte: Folhape
Nenhum comentário:
Postar um comentário